BRINCOMAT

"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo"

Quinta-feira, 03 de Abril de 2014

Abril 2014

 

Quem viciou a corrida?

 

O cavalo favorito para a Corrida de Inverno fou guardado no estábulo na noite anterior à corrida. Nessa noite, a segurança dentro do hipódromo era bastante apertada e não era permitida a entrada de ninguém dentro da linha de vedação das 11 horas da noite às 7 da manhã seguinte.

Os guardas e os seus cães vigiaram os terrenos e às 7 da manhã, quando os 4 portões principais foram abertos pelos guardas do campo e eles estavam prestes a ir para casa, começou a nevar.

A neve atrasou a chegada do tratador, que entrou por B e, antes de ir para os estábulos dar de comer ao cavalo favorito, trocou algumas palavras na oficina do ferreiro com o empregado que estava lá a limpar a sela. Ele esteve com o cavalo mesmo até ao inicio da corrida, por isso, imagine-se a sua aflição quando o cavalo correu muito mal, terminando em último lugar, e ficou provado que foi dopado.

O tratador suspeitou que o culpado era um dos membros da equipa que acompanhava o cavalo. Assim, resolveu juntar provas dos movimentos de cada um, entre as 7 horas e as 7.15 da manhã, hora a que chegou ao estábulo.

Neste período descobriu que o dono do cavalo tinha entrado por C e dera uma volta até às instalações dos membros do clube. No caminho tinha-se cruzado com o treinador, que havia entrado por D e inspeccionava o fosso da água. O dono viu também o jóquei, que ia de B para a pesagem. Entretanto, o jóquei passou o dia com o empregado, que entrou por A quando se dirigia para a oficina do ferreiro.

Todos eles falaram da neve e repararam que as marcas das suas pegadas não se cruzaram em nenhum sitio.

Quem dopou o cavalo?

 

 

 

SOLUÇÕES DO MÊS DE MARÇO

8³ - 7³ = 512 - 343 = 169 = 13²

O professor reformado tinha 87 anos e a sua bisneta tinha 13.

 

VENCEDORES DO MÊS DE MARÇO

Os vencedores do mês de Março são:

5ºA - Ana Rita Abreu, Leonor Silva, Margarida Carvalho; 5ºB - Leonor Salgueiro; Mafalda Lopes; 5ºD - Pedro Trovão; 6ºF - Daniela Pereira; Fernando Almeida; Henrique Vaz; 6ºN - Daniel Regidor.

 

PARABÉNS A TODOS OS VENCEDORES...

 

 

publicado por brincomat às 15:46

mais sobre mim

Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

links

pesquisar

 

melodia


matemáticos curiosos

subscrever feeds